Chef Lucas Corazza

E a bala de coco?!?!??!

Na minah infância bala de coco era item indispensável em qualquer mesa de festa de criança.

Quem não lembra daquela embalagem que parecia um pom-pom colorido e que além de decorar a mesa muito bem, identificava automaticamente onde encontrar a pequena iguaria?!

Eu, particularmente, amo bala de coco.

A ligação afetiva com esse preparo é grande: sempre pedi que em minhas festas além dos tradicionais brigadeiros e cajuzinhos, nunca faltasse bala de coco e bala de ovos caramelizada.

E batata!

Sempre tinha! Minha mãe era cuidadosa na escolha de tudo na festa.


Gostar de comer era fácil, mas quando comecei a fazer doces, bala de coco foi um dos primeiros doces que procurei aprender.

Minha mãe assistindo ao programa da Ana Maria Braga – na época acho que era o note a note, anotou algumas receitas e lá fui eu para as panelas testar.

Devia ter mais ou menos uns 13 ou 14 anos quando fiz isso.


De cara, fiquei impressionado.

Como aquela calda quente virava aquela bala?!

O que acontecia nela, que depois que puxávamos aquela calda em um pino de metal, ela virava aquela pequena delicia que desmanchava na boca!?

Demorou anos para que essas perguntas fossem respondidas. Quando encontrei as respostas já não produzia mais balas de coco, e o romantismo já não existia pois havia começado o processo de aprofundar meu conhecimento em torno do trabalho com açúcar.

Mas aprendi o seguinte: quando manuseamos a calda de açúcar reduzida a 120/125º permitimos a entrada do ar, o que torna a calda opaca e induzimos a ocorrência da cristalização dos cristais de açúcar e isso dá a textura tão desejada na bala.

Afinal, bala de coco boa dissolve quando apertamos ela com a língua contra o céu da boca.

Como não poderia faltar, aqui está a receita de bala de coco que faço há mais de 14 anos – e, nunca me deixou na mão!

Bala de Coco

Ingredientes:

1kg Açúcar refinado

200ml Leite de coco

200ml Água filtrada

Método de preparo:

Lave uma panela de fundo grosso para evitar a presença de qualquer sujeira e depois seque.

Separe uma assadeira untada com manteiga sem sal ou unte uma mesa de pedra com manteiga sem sal para colocar a calda quente em cima. Se tiver um silpat – tapete de silicone, não precisa untar.

Nesta panela, coloque todos os ingredientes e misture.

Com o auxílio de um pincel – ou os dedos limpos, limpe as bordas e laterais da panela para evitar que tenha açúcar, isso evite que a calda cristalize.

Ligue o fogo e cozinhe até o ponto de bala (125ºc é o ideal).

Remova do fogo, e despeje a calda sobre a superfície untada e espere esfriar até que consiga manusear ela.

nesta etapa, é importante levantar as bordas (que endurece mais rapidamente do que o centro) e joga-la para o meio. Assim o processo de esfriar a calda ficará mais homogéneo e consequentemente o resultado da sua bala melhor.

Quando estiver numa temperatura boa, peque essa massa e enrole para formar um cilindro.

Estique esse cilindro, e dobre ao meio, como um laço. Aperte isso e repita o processo até que essa massa fique opaca.

Quando estiver opaca, faça rolinhos com a massa e corte com uma tesoura ou com uma faca, como se fosse nhoque.

Deixe a bala esfriar e embrulhe.

Caso deseje fazer a bala de coco gelada, depois que cortar a bala e deixar esfriar, jogue 1/2 garrafa de leite de coco e 100 gramas de coco ralado seco junto com as balas, misture e deixe descansar na geladeira de um dia para o outro.

Me deu água na boca só de escrever esse post… hum…

Esta entrada foi publicada em dezembro 5, 2011 às 02:30 e está arquivada sob Patisserie. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

8 opiniões sobre “E a bala de coco?!?!??!

  1. nivia miranda em disse:

    “Nhô Lucas”, esta receita tinha que vir de você. :-))
    Parabéns pelo trabalho que sempre faz.

  2. hummm… amuuu bala de coco…..
    e o bom é que hj em dia, existem uma infinidades de sabores diferentes…!!!
    e tem as recheadas que dão seu show a parte!!!

  3. Chef!! Água na boca estou eu aqui!!! rsrs. Vou tentar essa receita! Em casa também não faltava nas festinhas que meus pais faziam para nós a bala de coco, os brigadeiros, as batatas, o lanchinho de carne louca e o famoso repolho embrulhado no aluminio e espetado com os palitos de pickles e salsichinha! Que saudades desta época!

  4. ANATHEA VETTORI em disse:

    EU AMO BALA DE COCO!!!ADOREI A RECEITA,,,MAS TEM UM PORÉM,,MINHA MÃO AÇUCARA A BALA..ENTAO FICO SUPER FRUSTRADA POR NAO CONSEGUIR FAZER A GULOSEIMA QUE MAIS GOSTO!!!SEU BLOG E MUITO LEGAL…BJS

  5. Anônimo em disse:

    vendo essa receita realmente me deu agua na boca…eu tb adoro bala d côco…mas nao é facil puxar e acertar o ponto dela,eu nunca consegui.qto ao papel de bala,eu fiz muito toda festinha q tinha ,minha tia q fazia muito bem essas balas,fazia a gente cortar os papeis e enrolar para q ficassem parecendo um pom pom…hj em dia ja se vende esses papeis em casas d festas.

Deixe um comentário