Chef Lucas Corazza

Sobre o blog e o chef

Desde o início de sua carreira há 8 anos, o Chef Lucas Corazza procurou trabalhar com grandes nomes como Henry Schaeffer (Le Vin Bistrô), Alex Atalla (D.O.M.), Bel Coelho (Buddha Bar), Sergio e Javier Torres (Eñe) e Mara Mello.

Depois de tanto tempo com a mão na massa, viu a necessidade de especializar-se em sua paixão, a patisserie. Foi para a França, na pequena cidade de Yssingeaux, onde estudou na ENSP (École National Superiére de la Patisserie) e teve a oportunidade de conhecer a fundo a gastronomia francesa.

Trouxe na bagagem referências e se aprofundou no conhecimento da estética de linhas limpas e contraste de cores que os Chefs franceses tanto valorizam, experimentou sabores diferentes como os da féve tonka, além de combinações inusitadas como morango com banana.

Foi lá também que percebeu sua inclinação para os trabalhos artísticos em chocolate, trabalho que foi desenvolvido em seus “ovos escultura”.

É a intersecção entre as técnicas aprendidas e o dia a dia que fez com que esse blog nascesse.

O prazer de receber amigos em casa combinando o trabalho ao lazer, a necessidade de refeições feitas em casa para alimentar-se e as técnicas aprendidas no caminho, serão traduzidos em textos e fotos aqui. E, quem sabe assim, agregar algo no cotidiano de quem está lendo este blog.

Dentre os projetos deste ano estão dar continuidade ao desenvolvimento de receitas, apresentar o programa A Confeitaria no canal Bem Simples e se divertir fazendo o que ama: cozinhar e escrever!

39 thoughts on “Sobre o blog e o chef

  1. Oi Lucas,

    Fiquei curiosa para saber mais sobre sua experiência em Yssengeaux.
    Atualmente estudo gastronomia em Vitória e vou para a ENSP no final de junho para completar meus estudos.
    Abraços,

    Ruth

    • Bar.bar on said:

      Ruth, prazer em conhece-la.

      Minha experiência em Yssingeaux foi muito boa. Tivemos aulas com grandes chefs e voltei feliz com as técnicas e referências que nos foram passadas.
      Não há muito do que falar: fiquei por lá dois meses, tínhamos aulas 5 dias por semana, tivemos diferentes módulos a respeito de diferentes assuntos, como entrements e gateaus, chocolat, decoration, finalizações, etc…
      o currículo do curso é bem fiel ao que está escrito no site. Na primeira semana tivemos confeitaria clássica – eu pertencia ao grupo “professional”, alguns estudantes ficaram insatisfeitos com o curso, pois queriam apenas bases modernas. Eu, por outro lado, fiquei muito feliz de rever meus conhecimentos a respeito de preparos básicos como pate a choux, brisee, massa folhada, croissants, brioches, massa folhada invertida e afins, antes de evoluir para coisas mais complexas como candies (bala de licor), glaçages, esculturas de nougat (croquembuche) e tortas.
      A vida na cidade era pacata. Fiquei nos apartamentos, ao invés de ficar no campus. A unica vantagem é que como tudo fecha cedo na cidade, no apartamento tinha cozinha própria e isso foi uma mão na roda, pois a cozinha do chateau era exclusiva dos funcionários de lá. a cozinha que tinham para alunos, tinha uma geladeira e um microondas.
      Quer saber de algo mais? qualquer coisa é só perguntar.
      Por onde soube do blog?
      Abraço,
      Lucas Corazza

  2. Anônimo on said:

    Olá Lucas!
    É com grande satisfação que lhe escrevo. Tenho recentemente acompanhado as receitas do programa A confeitaria e fico cada vez mais estasiado com todo esse processo de aprendizado. Sou Biólogo formado, já com meus trinta e um aninhos e sempre gostei de observar a minha mãe na cozinha, embora ela não me deixasse me aproximar muito das panelas o que em nenhum momento me impediu de aprender ou decorar as receitas ou, simplesmente, entender a ordem e os processos culinários.
    Enfim, estou seriamente pensando em aprofundar meus conhecimentos na área gastronômica mas, preciso de algumas dicas ou informações úteis sobre boas universidades ou cursos extra-curriculares.
    Adoro imensamente aprender coisas novas, trocar experiências… talvez você me entenda.
    Outra informação importante que me incentivou ainda mais a tomar essa decisão em ampliar esse conhecimento foi a minha recente (2anos) descoberta da minha doença celíaca. Embora não possa degustar muitas coisas, isso jamais foi um obstáculo para a minha imaginação e para minha percepção sobre a opinião das pessoas com relação a algum prato que não pude saborear.
    Bom, espero poder contar com o seu retorno e aqui, parabenizá-lo pelo seu sucesso e esforço.

    Um grande abraço,

    William Viveiros
    w_viveiros@hotmail.com

  3. william viveiros on said:

    Olá Lucas tudo bem?
    Gostaria de pedir algumas dicas sobre cursos, leituras ou universidades pois pretendo embora tardiamente entrar na área gastronômica.

    um abraço

    William Viveiros
    w_viveiros@hotmail.com

  4. mauricio charu on said:

    meu nome é mauricio charu, e no dia 23 assistindo ao seu programa na band, o DANIEL comentou sobre o mascarpone caseiro . Peço que me envie a receita do mesmo. Desde já agradeço a atençao e muitas bençãos a vc e equipe.

  5. Anônimo on said:

    Oi Lucas ,vi voce na band,achei super simpatico e de uma habilidade fora do comum ,voce pode postar em sua pagina as receitas faceis como essa que deu no programa. Assim nos que gostamos de cozinha vamos ter receitas diferentes.Vera Pereira
    abreujardim@pop.com.br

  6. Maria on said:

    Boa noite, Lucas gostaria de saber se chocolate em pastilhas pode mofar? Por que eu abri e usei e depois quando fui usar de novo estava todo manchado de pintas brancas tipo mofado, isso pode acontecer , sendo que ele ficou dentro da mesma embalagem em um lugar abafado, obrigada e aguardo resposta pelo meu email.
    mgstarling12@hotmail.com
    Abraço,
    Maria

  7. vivian on said:

    Ola Lucas.

    Estou acompanhando suas sreceitas nos programas e gostando muito. Você nos ofecereu uma receita de trufas de mel com laranja no programa a confeitaria porem no site nao tem as quantidades, ( uma coisa que ja vem sendo reclamado a um tempo nos posts da comunidade do site), teria como postar aqui ou enviar por e-mail.
    A propósito , no site do canal nao temos as receitas atualizadas, isso é uma pena!!!

    Grata!

    viviansella@gmail.com

  8. Melissa on said:

    Preciso da recita do bolo listradooooooo!!!

    • Bar.bar on said:

      A receita do bolo listrado infelizmente não divulgarei agora pois passarei-a na minha próxima visita ao programa Dia a Dia do Daniel.
      Até lá, guardarei a receita por uma questão ética com esse compromisso.
      Obrigado,
      Lucas

  9. Keila on said:

    Lucas, me ajude, tentei fazer a torta de goiaba com fubá mas não consegui, o recheio ficou muito mole! segui a receita direitinho mas não consegui. o que fiz de errado?

    keila

    • Bar.bar on said:

      Keila, esse é um recheio que depende de assar para ficar firme. se ficou mole, provavelmente foi falta de tempo no forno, se for esse o caso, apenas leve a torta de volta ao forno, não tem problema se ela já tiver esfriado, é só tomar cuidado para que não queime.
      boa sorte!

  10. Flávia on said:

    Olá Lucas!
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho que tenho acompanhado no “A Confeitaria” e eventualmente na Band. Pois bem, logo nos primeiros programas que vi no Bem SImples, não me lembro se foi vc ou o Diego que ensinou o Creme Brulé, naquele dia não anotei pois pensava encontrar todas as receitas no site. Tenho por volta de 20 receitas desse doce, mas queria aquela, já comprei até o maçarico, tenho assistido quase todos os dias mas não tive a sorte de ver a reprise do programa, vc poderia me passar a receita. Grata! Flávia

  11. patricia on said:

    Ola Lucas, gostaria de pedir algumas dicas sobre cursos, leituras ou universidades pois pretendo embora tardiamente entrar na área gastronômica.

    • Bar.bar on said:

      Patricia, qual será seu foco recomendo procurar cursos em instituições como o Senac, Eastácio de Sá e Anhembi Morumbi (se o interesse for uma faculdade). Caso contrário há uma escola onde dou aulas http://www.cegastronomia.com.br que oferece excelentes cursos.
      Leituras… gosto muito de um livro chamado “cartas a um jovem chef” e também do “em busca da perfeição), vale a pena ler eles. Em outras linguas há o “the making of a pastry chef”, outro excelente livro…

  12. Anônimo on said:

    ola Lucas… adoro suas receitas e o vejo tambem no Bem Simples… mas, me tire uma curiosidade… onde fica o estudio do Bem Simples? vejo os créditos dos cenários, argentinos… por que não citam os nomes das lojas dos materiais usados na confecção do bolos e biscoitos da Confeitaria? Acho esse canal excelente, mas pouco interativo… um super abraço!!!!
    Flavia

    • Bar.bar on said:

      Pois, o estúdio em que gravamos era fora do BR. Mas agora, as novas temporadas, serão todas gravadas em solo brasileiro.

  13. Elsa Guimarães on said:

    Olá Lucas,
    Assisto sempre ao programa A Confeitaria, gosto muito de panificação e patisserie. Em um dos programas você fez uma torta de chocolate e limão coberta com merengue. Não sei como dourar o merengue em casa, pois não tenho maçarico para caramelizá-lo. O que você sugere? Como poderei substituir o uso do maçarico? Gosto muita de suas receitas e você as explica muito bem.
    Um grande abraço,
    Elsa

    • Bar.bar on said:

      Elsa, é muito difícil substituir o maçarico nesse caso especifico.
      Uma opção é não queimar o merengue e jogar raspas de limão em cima.
      Outra opção – confesso bem difícil, é aquecer uma colher no fogo e ir lentamente marcando o merengue com ela.

  14. O sr. fez um bolo hj na band,deu uma bela lambida em um dos dedos e não vimos o Sr. lavar as maõs.grato

  15. Katia Valente on said:

    Acompanho vc sempre q posso no programa A CONFEITARIA. Adoro o programa.
    Gostaria de saber a quantidade de gelatina incolor correspondente a 6 folhas de gelatina. para fazer a mousse de coco q vc deu no programa do Daniel. Adforei aquele bolo. Bjusss

  16. Katia Valente on said:

    O q vem a ser merengue italiano, como faz? Adoro o programa. Obrigado

  17. Ola Lucas
    Gosto muito de suas receitas e de seu jeito de explicar
    Vendo doces caseiros nas portas de fábricas e residências e com isso cresceu minha paixão pela Gastronomia.Ano que vem começo a faculdade se Deus quiser.Gostaria que me indicasse bons cursos para fazer e como me especializar na área dos doces e lanches naturais.
    Grande Beijo e Obrigado pela atenção
    Juliete Vitalino

  18. Anônimo on said:

    gostaria de receber a receita e o passo a passo do bolo de chocolate com recheio de doce de abóbora e musse de côco. Obrigada. pedagoga24@hotmail.com

  19. Anônimo on said:

    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO LUCAS(NOME DO MEU SOBRINHO KKK) CONTINUE SEMPRE ASSIM COM GARRA E NUNCA SE DANDO POR SATISFEITO,UM ABRAÇÃO,AH TE ADD NO FACE,BJUS.

  20. Rodrigo on said:

    Olá Lucas tudo bom?
    Poxa, a cada vez que assisto o programa A Confeitaria tenho vontade de sair comprando os ingredientes para fazer em casa para a família / amigos.
    Eu adoro a arte culinária, e só quem se dedica ou tem prazer em fazer sabe o sentimento que isso traz de volta, não é verdade?
    Obrigado por compartilhar tudo isso conosco!

    Se tiver e-mail, quando tirar um tempo me adiciona.
    Abraços e bom fim de ano.

    rodrigo_@hotmail.it

  21. Olá, obrigado pelas informações, excelente!
    Hello, thanks for the information, excellent

  22. Olá muito obrigado pelas informações ótimo conteúdo!

  23. Franceane Riedel on said:

    Olá Lucas,
    acompanhei a pouco no R7 sua torta cremosa de fubá com goiabada e tenho uma duvida. Gostaria de tentar faze-la mas substituindo a goiabada pois moro na Alemanha a pouco tempo mas nunca vi goiabada por aqui, entao gostaria se saber se ha opcoes de substituicao.
    Obrigada e sucesso!!
    Franceane Riedel

  24. NEIDE on said:

    GOSTEI DE VER A SUA RECEITA NO PROGRAMA ESTILO E SAÚDE GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM UMA RECEITA DE CUCA DE BANANA E SE POSSÍVEL ENVIAR-ME E GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS SUAS AQUI EM CASA SÃO FANATICOS POR GOIABA, MORANGO E MANDICA OK BJS

  25. Cassia carolina dos santos on said:

    oi lucas, eu tenho muita vontade de ir para frança estudar la, sou facinada por confeitaria e panificação , faço curso direto, so que gostaria mesmo de me aperfeiçoar, eu queria saber se o custo para esse aperfeiçoamento é muito alto, se la é somente françes na sala de aula e se você me indicaria outro curso neste mesmo nivel de qualidade, obrigada e sucesso…

  26. eunice pitts on said:

    Ola, Lucas, adoro suas receitas, moro nos EUA. como nao tenho a band acesso os videos , gostaria de um recheio de abacaxi com coco,mas que possa ser usado em um bolo com pasta americana, pois se trata de um bolo de noivado.
    Sei que nao sao todos os recheios que podem ser usado para esta cobertura, mas a noiva solicitou este recheio e tenho que ouvir sua opiniao
    Se voce puder me ajudar , agradeco..
    Obrigada !

  27. Olá, Lucas! acompanho suas receitas no Bem Simples aquela torta de limão, chocolate e frutas vermelhas e hoje o vi na Katia fazendo do petit gateaux.

    Amo o seu modo de falar e sua forma didática de passar seu conhecimento.

    Vou continuar acompanhando seu sucesso, mas quero também desejar-lhe muito mais sucesso e tudo de bom para sua vida!!!

    Abraço,

    Elaine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 981 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: